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Competências e Habilidades do Ensino Fundamental II

MATEMÁTICA

- Identificar e solucionar, de maneira autônoma e eficaz, problemas do cotidiano, cuja solução requeira estratégias da investigação cientifica e dos procedimentos próprios da Matemática.

- Compreender e explicar fenômenos e situações do mundo atual, por meio da utilização de estratégias, na busca, no armazenamento e no tratamento da informação, na exploração de suas alternativas e de suas representações gráfica e numérica.

- Elaborar estratégias pessoais de estimativas, de calculo mental e de orientação espacial, por meio do raciocínio lógico, para resolução de problemas cotidianos simples;

- Identificar sempre que necessário, formas geométricas que compõem o mundo por meio da utilização do conhecimento de seus elementos e de suas propriedades, para desenvolver novas possibilidades de ação em sua vida cotidiana;

- Compreender e utilizar os conceitos, os procedimentos e as estratégias matemáticas para a interpretação, a valorização e a produção de informações e de mensagens em situações distintas e fenômenos conhecidos.

- Expressar-se, oral, escrita e graficamente sempre que necessário, em situações suscetíveis de serem tratadas matematicamente, mediante a aquisição e o manejo de vocabulário específico de terminologia e de noções matemáticas.

- Analisar informações provenientes de diferentes fontes, utilizando ferramentas matemáticas, na formação da opinião própria que permita uma expressão crítica em problemas atuais.

GEOGRAFIA

- Reconhecer que os acontecimentos geográficos adquiridos fazem parte da construção da cidadania e que os homens constroem, se apropriam e se interagem com o espaço geográfico de forma bastante diversificada.

- Compreender o Brasil em sua diversidade e especialidade e especificidades regionais, seus aspectos políticos, socioeconômicos, culturais e ambientais; reconhecer os fatores de influencia no modo de vida da população e ser capaz de posicionar-se, criticamente, argumentar e elaborar propostas para o exercício pleno da cidadania, dentro de uma sociedade democrática e globalizada.

- Compreender o ambiente como agente que influencia diretamente os seres vivos e que, ao mesmo tempo, é modificado por eles, concluindo que a natureza é dinâmica, resultante da integração de aspectos biológicos, físicos, sociais e econômicos e que a vida se processa em diferentes espaços e tempos; relacionando o homem com os demais seres e enfocando o seu papel de agente transformador do mundo.

- Compreender e discernir no que é de âmbito da cultura geral, a especificidade da geografia, refletindo sobre a organização, a produção do espaço mundial, a divisão internacional e territorial do trabalho; o desenvolvimento da ciência e da tecnologia; os fluxos populacionais e os econômicos; a relação sociedade e natureza no Brasil e no mundo; a questão ambiental e as formas de representação do espaço geográfico, sendo capaz de assumir uma postura questionadora, construir argumentação e elaborar propostas de ação individual e coletiva, com vistas à construção de uma sociedade mais justa e democrática.

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS (C.F. B)

- Compreender o ambiente como agente que influencia diretamente os seres vivos e que, ao mesmo tempo, é modificado por eles; reconhecer que a natureza é dinâmica, resultante da integração de aspectos biológicos, físicos, sociais, econômicos e culturais e que a vida se processa em diferentes espaços e tempos, relacionando o homem com os demais seres, enfocando o seu papel de agente transformador do mundo.

- Desenvolver as habilidades, valores e atitudes para participar, responsável e eficazmente, da prevenção e da resolução dos problemas ambientais e da gestão da qualidade do meio ambiente.

- Compreender a ciência como processo de produção de conhecimento e como uma atividade humana histórica associada a aspectos de ordem social, econômica, Política e cultural.

- Relacionar o conhecimento cientifico à tecnologia, como meio para suprir as necessidades humanas, usando os diferentes recursos tecnológicos de forma racional, discutindo as implicações éticas e ambientais, advindas de sua produção e de sua utilização.

- Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens, individuais e coletivos, que devem ser promovidos pela ação dos diferentes agentes.

- Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais, a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em pratica conceitos, habilidades, procedimento e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.

HISTÓRIA

- Problematizar os conteúdos para refletir, discutir, argumentar sobre questões propostas.

- Propor pesquisa para que o aluno faça uso de dados para serem analisados e interpretados.

- Apresentar documentos para que o aluno tenha contato com o trabalho do historiador.

- Chamar atenção para as relações que se estabelecem entre o presente e o passado.

- Situar os acontecimentos no tempo.

- Demonstrar o trabalho com a interpretação das fontes históricas.

- Desenvolver hábitos de leitura, interpretação, argumentação e exposição de idéias fundamentadas em conceitos históricos;

- Pensar as relações sociais, valorizando colegas na busca de alternativas conjuntas para questões propostas.

- Reconhecer, respeitar e valorizar diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. (lei no: 11.645/08 e 10.639).

- Expressar por escrito e oralmente as reflexões realizadas.

- Conhecer e valorizar os direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente.

LÍNGUA PORTUGUESA (Texto e Gramática)

- Compreender e interpretar textos escritos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.

- Aplicar elementos discursivos, lingüísticos e estilísticos na produção de textos escritos, de acordo com as exigências do uso público da linguagem.

- Analisar os procedimentos e os recursos lingüísticos utilizados na pratica de escrita e leitura, na produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso publico da linguagem.

- Demonstrar o domínio da linguagem em situações de interação social e exercício da cidadania.

- Compreender textos orais de diversos gêneros presentes em situações de interação social, respeitando as diferentes manifestações de linguagem.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

- Conhecer, compreender e analisar esteticamente nas produções visuais, os seus significados, por meio da articulação dos elementos formais e materiais nos diferentes contextos socioculturais e históricos.

- Realizar produções artísticas, pesquisando, explorando, analisando e utilizando os elementos materiais e formais da linguagem visual, em diferentes possibilidades estéticas e comunicacionais.

- Compreender e saber identificar a arte como ato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como os demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.

- Reconhecer, respeitar e valorizar a diversidade das manifestações culturais dos diferentes grupos sociais e étnicos, analisando e refletindo sobre suas contribuições para a formação da identidade cultural e dos patrimônios artístico local, regional e nacional.

- Reconhecer, respeitar e valorizar diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

- Conhecer, compreender e analisar esteticamente as produções artísticas, seus significados, por meio da articulação dos elementos formais e materiais nos diferentes contextos socioculturais e históricos.

- Realizar produções artísticas, pesquisando, explorando, analisando e utilizando os elementos materiais e formais da linguagem visual, em diferentes possibilidades estéticas e comunicacionais.

- Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização das diversas escolhas e possibilidade de interpretação e de criação em dança que ocorrem em sala de aula e na sociedade.

- Situar e aperfeiçoar a capacidade de discriminação visual, verbal e sinestésica de preparo corporal adequado em relação às danças criadas, interpretadas e assistidas.

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (Inglês)

- Compreender e aplicar o seu conhecimento de mundo e conhecimento sistêmico adquiridos, ao longo do processo de aprendizagem da Língua Inglesa, para ser capaz de se posicionar e de interferir em diferentes momentos e formas de comunicação.

- Reconhecer a importância da interação sociocultural dos diferentes povos e países, e adquirir uma consciência crítica do seu próprio mundo, possibilitando o seu engajamento num mundo plural e exercendo o seu papel como cidadão dos seus pais e do mundo.

- Descobrir e reconhecer diferentes aspectos da cultura dos povos que falam a Língua Inglesa, por meio da língua materna, observando o fenômeno da importação cultural e suas transformações.

- Compreender, interpretar e analisar informações diversas obtidas por meio de pesquisa e leitura, a fim de melhorar a qualidade de sua existência.

- Valorizar novas possibilidades de comunicação por meio de uma língua estrangeira, compreendendo as novas maneiras de expressar-se, utilizando os mecanismos de coesão e de coerência da Língua Inglesa e aplicá-los em seu meio social.

INFORMÁTICA

- Trabalhar a socialização e o intelecto.

- Operacionalizar programas no computador.

- Utilizar sites didáticos educativos que dão suporte aos conteúdos programáticos.

- Trabalhar temas variados teoricamente.

- Trabalhar com programas, sites e CD’s educativos.

- Desenvolver trabalhos escritos.

- Verificar o rendimento e desempenho na avaliação prática;

ENSINO RELIGIOSO

- Reconhecer seus objetivos individuais e sua relação com o grupo.

- Reconhecer a importância da amizade no ambiente escolar.

- Compreender a importância de se cultivar uma boa amizade.

- Reconhecer que é necessário termos um conhecimento sobre a pessoa de Deus em nosso dia-dia.

- Reconhecer a importância de sabermos um pouco mais sobre a vida de Jesus e seus ensinamentos.

- Reconhecer que Jesus utilizou as parábolas como um meio de transmitir ao povo grandes ensinamentos.

- Saber que assim como Jesus amou a todos, somos capazes de amar também.

- Reconhecendo os seus objetivos individuais e a importância do bom relacionamento em sala de aula.

- Reconhecendo que o auto-conhecimento é fundamental para obtermos uma vida melhor e exerce grande influência sobre as nossas vidas.

- Compreender que Deus nos criou de uma forma única e especial

- Compreender que devemos apreciar o perdão de Deus e desenvolver um espírito perdoador.

- Reconhecer a importância do namoro e os princípios a serem estabelecidos conforme a palavra de Deus

- Reconhecer a violência como um dos grandes fatores de desigualdade social em nosso país e como a sociedade deve aplicá-la segundo os princípios bíblicos.

REDAÇÃO E LITERATURA

- Compreender textos orais de diversos gêneros presentes em situações de interação social, respeitando as diferentes manifestações de linguagem.

- Demonstrar o domínio da linguagem oral em situações de interação social e exercício da cidadania.

- Aplicar elementos discursivos, lingüísticos, estéticos na produção de textos escritos, de acordo com as exigências no uso público da linguagem.

- Analisar os procedimentos e os recursos lingüísticos utilizados na pratica de escrita e leitura, na produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso publico da linguagem.

EDUCAÇÃO FÍSICA

- Tornar o jogo de voleibol mais atraente para os alunos, que durante a fase de aprendizagem do gesto motor, devem ser estimulados a praticar a modalidade.

- Tornar o jogo de handebol mais atraente para os alunos, que durante a fase de aprendizagem do gesto motor, devem ser estimulados a praticar à modalidade.

- Tornar o jogo de voleibol mais atraente para os alunos, que durante a fase de aprendizagem do gesto motor, devem ser estimulados a praticar à modalidade.

- Tornar o jogo de basquetebol mais atraente para os alunos, que durante a fase de aprendizagem do gesto motor, devem ser estimulados a praticar à modalidade.

DESENHO GEOMÉTRICO

- Compreender e utilizar os conceitos, os procedimentos e as estratégias matemáticas para a interpretação, a valorização e a produção de informações e de mensagens, em situações distintas e fenômenos conhecidos.

- Identificar formas geométricas que compõem o mundo, por meio da utilização do conhecimento de seus elementos e de suas propriedades, para desenvolver novas possibilidades de ação em sua vida cotidiana.